Abertura oficial do Femupe transforma Penedo em polo musical
Com oficinas, desfiles, atividades acadêmicas e muita alegria, Festival acontece até amanhã, dia 25, pelas ruas do Centro Histórico
Sandra Peixoto - jornalista / Fotos Roberta Brito e Renner Boldrino
24 de outubro de 2025
Uma noite para celebrar a música e a grandiosidade que ela representa! Assim foi a abertura da 16ª edição do Festival de Música de Penedo (Femupe), uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), da Prefeitura de Penedo e do Sesc-AL, além de vários outros parceiros. A noite solene aconteceu no Teatro Sete de Setembro, reunindo autoridades, músicos, estudantes e a sociedade em geral.
Uma mostra dos acordes que transformarão a cidade ribeirinha em polo musical até o próximo sábado, dia 25, pôde ser sentida já na recepção com o Septeto da Lira Carlos Gomes embalando o público em uma animada sequência de chorinho, dentre outros ritmos.
Representando o reitor Josealdo Tonholo, que está participando de evento em São Paulo, o pró-reitor de Extensão e Cultura, César Nonato, ressaltou a importância do evento. "O professor Tonholo foi convocado para essa reunião, mas com certeza aqui, e quem o conhece sabe, estaria muito feliz por mais uma edição desse Festival. E a felicidade nossa é que esse Festival agrega o sentido maior da nossa instituição: o de que ela não se faz sozinha. E nesse sentido, queremos agradecer a todos os parceiros, mas, sobretudo, a sociedade penedense que vem prestigiado esse festival que é um mar na cultura do município, do estado e da nossa Universidade", afirmou.
O papel educacional do Femupe foi destacado pelo coordenador-gerale produtor executivo do evento, Marcos Moreira. "Eu creio que o Festival de Música é resultado de todo um processo educacional musical também no estado de Alagoas. Nós ficamos muito felizes de ser parte dessa construção, dessa história, fazendo um festival dessa envergadura para a Universidade e os parceiros", falou.
À frente da organização desde a primeira edição, Moreira defende a dinâmica do evento e os resultados. "Todos os anos nós temos as oficinas e tudo, mas, na verdade, apesar de serem as mesmas oficinas no sentido do nome do instrumento, elas mudam dinamicamente dentro do processo educativo das próprias oficinas. Uma pesquisa ativa no nosso site, o Centro de Musicologia de Penedo mostra o aumento na participação de alunos de Alagoas no Festival, além do crescimento de participantes de outros estados", observou.
Parceiros destacam a importância cultural
A realização do Femupe conta com parceiros que acreditam no potencial de transformação que a cultura tem. Um deles é a Prefeitura de Penedo. Para o prefeito Ronaldo Lopes, "é uma honra muito grande para a cidade poder sediar, mais uma vez, o Festival de Música. A partir de hoje, quinta-feira, até sábado, Penedo vai respirar música e cultura. Todas as pessoas que estiverem aqui nesse período vão ver como é importante a musicalidade que nossa cidade tem", disse.
Essa parceria tornou-se concreta por meio das secretarias municipais da Cultura, Lazer e Juventude, liderada por Tereza Machado, e de Turismo e Economia Criativa, gerida por Jair Galvão; ambos destacaram os benefícios do evento. "Olhem quanta gente acredita na cultura, quantos parceiros importantes que reconhecem na cultura esse vetor de ferramenta de desenvolvimento social e que conseguem enxergar o resultado para além de um evento, que é aquilo que fica para a nossa cidade. Além da parte da economia, é uma semente que estamos plantando para colher no futuro, com as oficinas musicais, instrumentais, vocais e de expressão corporal e tantos artistas importantes que, ao longo desses dias, subirão aqui no palco", observou Machado.
Para Galvão, a parceria lembrou o engajamento da Universidade nas ações do município. "A Ufal está presente em absolutamente todos eventos do calendário cultural de Penedo e é papel da academia fomentar, viabilizar, dar palco aos nossos artistas. Além de todo o fomento econômico, pois Penedo está com cem por centode sua rede hoteleira ocupada, o Femupe traz o fomento da cultura que impacta, também, no social", ressaltou.
O conselheiro José Antônio Vieira, representante do Sesc Alagoas, enfatizou que o evento vem crescendo e se destacando a cada ano, transformando-se em oportunidade para disseminar conhecimentos. "O Sesc Alagoas tem feito parte dessa história e o faz com o mesmo compromisso que sempre teve: apoiar quem faz cultura, abrir caminhos para quem quer aprender e levar oportunidades para vários cantos de Alagoas. É isso que nos move. Ver a cidade de Penedo tomada por tantas atividades artísticas, educativas e gratuitas é uma recompensa para todos nós que acreditamos na força da cultura", afirmou.
Um dos patrocinadores do evento, o Sebrae ampliou a participação e promove, junto aos empresários de sua rede, uma feira gastronômica dentro do evento, no largo da Igreja de São Gonçalo. "Para o Sebrae, é importantíssimo esse momento. O evento é nosso e construído com tanto carinho por todos que aqui estão. Valorizem o festival de música porque ele posiciona Penedo como o maior evento de música do estado de Alagoas. Quando construímos o roteiro, é dessa forma que vendemos o evento lá para fora. Aproveitem e tenham muito orgulho desse momento, porque, de fato, é nosso aqui de Penedo", revelou.
O esforço coletivo também foi relembrado pelo diretor de economia criativa da Associação dos Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (Astec), Jay Amorim. “É um sonho bonito que vem acontecendo a cada dia. O evento está na rua, preparado para vocês. É sempre um sufoco, uma correria para fazer, mas nós sempre conseguimos. É para todos vocês. Aproveitem!”, reforçou.
E na edição deste ano, o Femupe integra em sua programação atividades do Circuito Alagoas Portugal em Cena. O encontro cultural luso-brasileiro reúne histórias, segundo a presidente da Instância de Governança Caminho das Águas, Betânia Barros. “Hoje Penedo se torna palco do encontro simbólico entre dois povos irmãos que compartilham uma mesma língua, uma mesma história e o desejo comum de construir futuros conectados pela cultura e pelo diálogo. Para nossa Instância Caminho das Águas, celebramos este momento como convite para reafirmar parceria viva entre nossas nações, com gestos que mostram que o que nos une vai além da história. É um projeto compartilhado de futuro”, celebrou.
A solenidade contou com acessibilidade na estrutura física do Teatro e na tradução de Libras com as intérpretes de Libras Lucélia Lima e Carolina Lima. As apresentações musicais LP Musical e Banda Alphaville (Penedo) encerraram a noite numa festa empolgante.
Realização
O Femupe é uma realização da Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc),da Universidade Federal de Alagoas (Ufal),da Prefeitura de Penedo, da Astec, do Sesc-Alagoas e da Fundepes, compatrocínio do Sebrae Alagoas.
Fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo, acompanhando também as redes sociais @festival_musica_penedo.










