top of page

Abertura do Festival de Música de Penedo será nesta quinta-feira

Recepção será com o grupo Septeto da Lira Carlos Gomes, de Sergipe, e o Show fica por conta Banda Alphaville, de Penedo e o grupo LP Musical e convidados

Simoneide Araújo – jornalista

23 de outubro de 2025

Chegou o dia tão esperado! Hoje (23), começa a 16ª edição do Festival de Música de Penedo (Femupe) e a abertura será às 19h. A Universidade Federal de Alagoas e os correalizadores do evento - Sesc-Alagoas, Prefeitura de Penedo, Associação dos Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (Astec) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) - vão recepcionar os convidados e o público em geral no Teatro Sete de Setembro, começando com o grupo Septeto da Lira Carlos Gomes, de Sergipe, seguido da solenidade oficial e do show da banda penedense Alphaville e o grupo LP Musical da Ufal e convidados. A entrada é gratuita.

 

De hoje até sábado (25), a cidade histórica, às margens do Velho Chico, será o cenário da grande festa musical, com muitas atrações artísticas e atividades pedagógicas, como recitais, shows, concertos, oficinas de instrumentos musicais, mostra de música autoral, entre outros.

 

As atividades acontecem simultaneamente em vários locais da cidade e são totalmente gratuitas. O coordenador-geral do Femupe, Marcos Moreira, reforça a importância das parcerias para garantir a realização do Femupe. “Sozinha, a Ufal não conseguiria manter o Festival de Música, porque é um evento grandioso, com muitos profissionais nacionais e internacionais que assumem as oficinas, por isso, contamos com a sensibilidade e apoio do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, que vem nos apoiando durante todos os anos de sua gestão, do Sesc-Alagoas e da Fundepes. Só tenho a agradecer por todo apoio recebido”, disse Moreira.

 

E completa: “Quero fazer um agradecimento especial ao deputado Paulão [Paulo Fernando do Santos], que mais um ano destinou emenda parlamentar para garantir nosso Festival totalmente gratuito. Sem esses parceiros, nada disso seria possível”.

 

Programação

 

No dia 24, haverá quatro momentos com atividades distintas. As atrações artísticas vão acontecer a partir das 16h, no Palco Sebrae, montado no Largo São Gonçalo Garcia, onde se apresentam o Grupo Barlavento, da Bahia; e o Música Além do Som, de São Paulo.

 

Às 17h, será a vez do recital de violão, com Alessandro Penezzi, de São Paulo, na Igreja Santa Maria dos Anjos (Convento). Às 18h começa o Música nas Igrejas, um tributo a Arthur Moreira Lima, com recital de piano e participação de Leandro Cabral (SP), Saulo Gama (BA), Antônio Eduardo(SP); seguido do Imperial Coro de Penedo, com regência de Patrícia Albuquerque. Ambos na Igreja Santa Maria dos Anjos.

 

A partir das 19h, no Teatro Sete de Setembro, começa a 4ª Mostra de Música Autoral do Velho Chico, com o Grupo de Saxofones da Ufal e abertura da cantora Érica Kaya, de Penedo. A mostra terá a apresentação dos cinco artistas classificados: Caio Rocha, Sherlly Moreno, Rasputin eLito Di Santi.

 

Também no dia 24 acontecem as atividades científicas, das 14h às 17h, na Casa da Aposentadoria. Será o 10º Encontro Cemupe de Musicologia e o 8º Fórum de Educação Musical, com o tema Pesquisa musicológica entre o Rio Paraíba e o São Francisco. Haverá lançamento de livros, com selo Cemupe e Pimenta Cultural. Os convidados são a professora Karina Gomes e o professor Adler Tatagiba (UENF/RJ), com mediação da professora Ziliane Teixeira, coordenadora do curso de licenciatura em Música da Ufal, e do professor Marcos Moreira (Cemupe).

 

No mesmo local, também à tarde, haverá a conferência especial com o professor David Cranmer, do grupo de pesquisa Caravelas, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Ele vai abordar o tema O Caravelas e o Cemupe – Pontes transatlânticas, ano 3.

 

Ainda no dia 24, a partir das 16h, acontecem dois eventos on-line, transmitidos pelo canal do Youtube Cemupe TV: conferência com o professor Rui Magno Pinto, do Grupo Caravelas, Universidade Nova de Lisboa, e o pianista Alexandre Dias, do Instituto do Piano Brasileiro, do Distrito Federal. Logo em seguida, será a vez do 4º Fórum Afro-brasileiro do Velho Chico, que terá conferência especial com o professor Joaquim Borges Gove, de Moçambique.

 

Um dos pontos fortes do Festival são as oficinas, que acontecem nos dias 24 e 25. Ao todo serão 17 oficinas: violão, violino, tuba e bombardino, cenografia musical, trompete, clarineta, flauta, saxofone, trombone, percussão de rua, além de canto, educação musical, educação musical com cultura popular e muito mais.

 

No último dia do Festival, sábado (25), das 8h às 11h, continuam as atividades pedagógicas e, das 13h às 16h, os ensaios instrumentais. Durante todo o dia acontecerão as atividades artísticas. Às 10h, tem apresentação do Septeto da Lira Carlos Gomes, de Sergipe, no Teatro Sete de Setembro. Às 11h30 começa o 7º Desfile Femupe de Filarmônicas, em frente à Casa da Aposentadoria.

 

A partir das 13h, terá o cortejo afro-brasileiro com o Grupo Baque Alagoano (AL), o Timbodé (Penedo) e a Orquestra de Tambores de Alagoas. O trajeto será da Casa da Aposentadoria até o Largo da Igreja São Gonçalo Garcia.

Às 16h haverá apresentações no Palco Sebrae, montado no Largo da Igreja São Gonçalo Garcia. Lá se apresentam a Sociedade Musical Penedense, o Trio Instrumental Penedo - Miguel Gama (Penedo). Às 17h, as atenções se voltam para o projeto Música nas Igrejas, com a Noite do Portugal em Cena. Os convidados são Sabino Martemucci e Jairo Brandão e o Trio Iberian Ensemble (Portugal).

 

Na última noite do Festival, a Universidade Federal de Alagoas fará a entrega do Título de Doutor Honoris Causa in memorian a Hermeto Pascoal. O filho Fábio Pascoal representará o artista falecido em setembro passado. A cerimônia será no Centro de Convenções, às 19h. No mesmo local, às 20h, o Sesc-Alagoas apresenta a grande atração da noite: o cantor Nando Cordel.

Para fechar a programação, haverá o grande encontro de encerramento com Rafaela Quintino (AL), o maestro Mozart Vieira e Sebastian Silva (PE), a partir das 21h30, em frente à Villa Dão Pedu.

 

Realização

 

O Femupe é uma realização da Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), da Prefeitura de Penedo, da Astec, do Sesc-Alagoas e da Fundepes. E tem patrocínio do Sebrae Alagoas.

Fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo, acompanhando também as redes sociais @festival_musica_penedo.

 

Confira a programação completa no arquivo em anexo

 

 

MÍDIA

bottom of page