top of page

Bandas de música também se apresentaram no palco do Sete de Setembro

Femupe reuniu maestros e músicos durante retretas bandísticas

Jamerson Soares e Simoneide Araújo - jornalistas

28 de outubro de 2024

Durante o Festival de Música de Penedo (Femupe), sete filarmônicas e bandas de Alagoas e de outros estados se apresentaram no palco do Teatro Sete de Setembro. As retretas bandísticas convidaram o público para uma viagem por vários estilos e, assim, o ambiente do teatro se transformou na mesmaatmosfera nostálgica de desfiles de rua, cominstrumentos de metais, sopro, percussão.

 

O coordenador-geral do Femupe, professor Marcos Moreira, destacou a importância de levar as bandas e as filarmônicas para o palco. “Esses grupos estão ocupando espaço de gala como eles merecem. Essa é uma das grande missões do nosso festival, que é a valorização dos nossos músicos de banda”, completou.

 

Se apresentaram no palco as bandas: Sociedade Musical Carlos Gomes, de Estância-SE; Banda Musical Lira N.S. Santana, de Boquim-SE; Banda de Música Braulio Pimentel, de São Miguel dos Campos-AL; Filarmônica Ten. José Nicácio de Sousa, de Delmiro Gouveia-AL; Filarmônica Mestre Elisio, de Piranhas-AL; Filarmônica Maestro Jorge Trompete, de Traipú-AL; e Filarmônica Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, de Tobias Barreto-SE.

 

Na mesma noite, o sexteto formado por músicos da Filarmônica Carlos Gomes, da cidade de Estância-SE, também apresentou o resultado do workshop Arranjos Especiais, ministrado pela professora Bia Paes Leme, coordenadora de Música do Instituto Moreira Sales, umas das convidadas do Femupe.

 

Um dos maetros que acompanham o Festival desde a terceira edição, se apresentou pela primeira no Teatro. Ednaldo Alves do Nascimento, conhecido como Maestro Bacalhau, estava no comando da Filarmônica José Nicácio de Sousa, de Delmiro Gouveia-AL. Ele atua nessa área desde 1998 e há 24 anos é integrante da banda.

 

Na retreta, o maestro Bacalhau foi regente da filarmônica. Para ele o momento de enorme alegria. "É a primeira vez que a nossa filarmônica se apresenta no palco do festival. Neste ano tive essa graça que estar regendo a banda a qual faço parte em um evento desse porte, dessa magnitude. É uma alegria ver a cultura e a música em atividade, todos envoltos no mesmo pensamento que é a banda de música", celebrou o maestro.

MÍDIA

ANEXOS

bottom of page