Compositor e influenciador digital Paulo Costa Lima participa do Femupe pelo Youtube
Ele fez análise sobre a livre associação em música e contou sobre suas produções visuais para o Instagram
Jamerson Soares – jornalista
24 de outubro de 2023
No penúltimo dia do Festival de Música de Penedo, a programação acadêmica foi o foco do evento. Na sexta-feira (20), aconteceu a palestra on-line do professor e compositor Paulo Costa Lima. A transmissão foi por meio do site do Festival e pelo canal Cemupe TV.
Paulo, professor aposentado com mais de 40 anos em sala de aula, falou sobre a sua frequente produção de vídeos para o Instagram, onde aborda assuntos referentes à psicanálise e à música. O músico tem um total de 123 mil seguidores na rede social.
"Uma das características desses vídeos é que eles fazem perguntas complexas e o público parece gostar. São perguntas complexas porque discutem a relação entre a cultura alta e baixa, ou o que seria essas culturas, se há diferenças", relatou o professor.
Durante a palestra, Paulo usou seu piano para demonstrar algumas questões de música erudita e contemporânea, como também falou sobre o samba ópera e seu poder de reinvenção de identidades, tendo sempre como base a origem afro-brasileira. O professor também mostrou alguns vídeos que fizeram sucesso na internet, a exemplo do momento em que ele relaciona os ritmos da música popular Pau que nasce torto, do grupo É o Tchan, e uma das composições de Beethoven.
"Hoje em dia, nem gastronomia, nem ortopedia são vendidas sem a celebridade. A celebridade é a estrutura de venda. Ao invés de ficar longe, minha posição foi me jogar e ver que espécie de cordel eu posso fazer a partir dessa grande máquina tipográfica que é o Instagram", finalizou o compositor e agradeceu a oportunidade de participar do Festival.