Conferência sobre projetos de banda de música e retretas de filarmônicas movimentam a 15ª Jornada Pedagógica
Teve maestro de banda que se apresentou pela primeira vez no Festival e que se emocionou ao ver a música em atividade no Festival
Jamerson Soares - jornalista
28 de outubro de 2024
A 15ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda e o 12º Fórum de Maestros aconteceram neste sábado (26), terceiro e último dia de Festival de Música de Penedo, no Teatro Sete de Setembro, localizado no Centro Histórico de Penedo. A conferência especial ficou por conta do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcelo Jardim.
Na ocasião, o professor apresentou diversos projetos governamentais sobre bandas de músicas no Brasil que compõem o programa Arte Programa de Toda Gente, fruto da parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a UFRJ. Marcelo começou falando sobre sua experiência de vida e trajetória profissional, que desde pequeno se interessou pela área da música e seus fundamentos.
Ele também explicou o que é cada projeto criado a partir desse programa e seus objetivos, como o Bossa Criativa - arte de toda gente; Um Novo Olhar; Arte Circuito; Projeto de Bandas; Bienal de Música Brasileira; e demais trabalhos, que são pontes para a manutenção e preservação das bandas tradicionais brasileiras de música, como as fanfarras.
"A gente vai percebendo que o fomento é o que mantém a estrutura viva, porque senão ela passa a ser uma peça colocada no ostracismo cultural. Então a gente tem que trazer essa nova cultura para que a arte se estabeleça. O processo cultural é importante porque a cultura não é arte em si, a cultura é saber valorizar, por exemplo, uma igreja e saber a história daquela igreja, o papel que ela teve na sociedade", declarou Marcelo Jardim.
Marcelo também mostrou como funciona o site do programa e de que forma os estudantes e maestros podem acessá-lo para se cadastrar em um curso on-line, por exemplo. Além disso, o professor citou conceitos como pluralidade, repertório, inclusão na música e a cultura popular, que são a base dos projetos.
Uma das frases ditas pelo professor que mais se destacou na ocasião foi a de que as bandas de música ensinam mais que a universidade, porque há ali uma escola de vida. Porém, também não descartou a relevância da academia na comunidade. "Vejo que essa conexão favorece. Aproxima a academia do povo, a academia é uma ferramenta de análise da sociedade, de processos e práticas. A gente deve ver isso e usar as ferramentas em prol de melhores processos e, principalmente, mecanismos de acesso: esse é o resultado que a gente espera no final", concluiu.
Maestros e bandas
Depois da jornada pedagógica, sete filarmônicas e bandas de Alagoas e de outros estados se apresentaram no palco do teatro Sete de Setembro. As retretas bandísticas convidaram o público a interagir com o popular e o erudito, pondo no local uma atmosfera de desfiles de rua, compostos de instrumentos de metais, sopro, percussão e nostalgia.
Se apresentaram no palco as seguintes bandas: Sociedade Musical Carlos Gomes eLira N. S., ambas de Sergipe; Banda de Música Braulio Pimentel, de São Miguel dos Campos-AL; Filarmônica Ten. José Nicácio de Sousa, de Delmiro Gouveia-AL; Filarmônica Mestre Elisio, de Piranhas-AL; Filarmônica Maestro Jorge Trompete, de Traipú-AL; e Filarmônica Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, de Sergipe.
Teve maestro que acompanha o Festival desde a terceira edição e que se apresentou pela primeira vez com a banda.
Ednaldo Alves do Nascimento, conhecido como Maestro Bacalhau, estava no comando da Filarmônica José Nicácio de Sousa, de Delmiro Gouveia. Ele atua na música desde 1998 e há 24 anos é integrante da banda.
Na retreta, Maestro Bacalhau foi regente da filarmônica. Para ele o momento de enorme alegria. "É a primeira vez que a nossa filarmônica se apresenta no palco do festival. Neste ano tive essa graça que estar regendo a banda a qual faço parte em um evento desse porte, dessa magnitude. É uma alegria ver a cultura e a música em atividade, todos envoltos no mesmo pensamento que é a banda de música", celebrou o maestro.