Encontro de Musicologia abre programação acadêmica do Festival de Música de Penedo
Reuniu pesquisadores de universidades brasileiras, de Portugal e da França
Régis Anário – jornalista / Fotos Bruno Vieira e Allerson Jesus
19 de outubro de 2023
Refletir sobre as possibilidades plurais da Musicologia, promover intercâmbio entre pesquisadores e centros de estudos, além de divulgar trabalhos científicos relacionados a essa área do conhecimento são alguns dos objetivos do 6º Encontro Cemupe-Cesem de Musicologia. O evento fez parte da programação acadêmica do Festival de Música de Penedo (Femupe), com participação de professores e pesquisadores de várias universidades brasileiras, de Portugal e da França.
O Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), da Universidade Federal de Alagoas, e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem), da Universidade Nova, de Lisboa-Portugal, são parceiros na realização e compartilham os estudos desenvolvidos. Na edição deste ano, as pesquisadoras nacionais como Ana Guiomar, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Beatriz Castro, da Universidade de Brasília (UNB), Thais Rabelo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e Karina Gomes, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), compartilharam conhecimento com convidados internacionais como Alberto Pacheco, do Cesem, de Portugal, e Gerald Guillot, da Universidade de Bordeaux, na França.
Na conferência de abertura, realizada na quarta-feira (18), no Centro de Convenções de Penedo, a professora Suzel Reily, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentou seu trabalho intitulado Perspectivas globais sobre o Musicar Local das bandas de música. Ela apresentou a relação entre música e localidades a partir das práticas de pessoas envolvidas no “musicar”. Reily adota esse termo para descrever as diversas formas de interação e vivência com música, amadora ou profissionalmente. Seus estudos investigam como o “musicar” constrói as localidades e como este é por elas constituído, ou seja, como o engajamento musical se articula diante de interações sociais várias, procissões, casamentos, cortejos fúnebres, entre outros.
O 6ª Encontro Cemupe-Cesem de Musicologia é uma parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com o Cesem, da Universidade Nova, de Lisboa, Portugal, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Penedo. O evento é resultado das atividades do Cemupe, um grupo de pesquisa que, além de realizar estudos musicais de natureza estética, histórica, antropológica, também se debruça sobre questões técnico operativas como a publicação anual de livros, por exemplo, e material de pesquisa.
Segundo o coordenador-geral do Festival de Música de Penedo e do Cemupe, Marcos Moreira, “é bonito ver como a universidade cumpre seu papel junto à sociedade alagoana e de como a cada ano o evento se consolida como marco cultural importante no Estado, ao promover, gratuitamente, tantas atividades pedagógicas, culturais e de entretenimento.”
O Festival de Música de Penedo vai até o próximo sábado, 21 de outubro. A programação está disponível no sitedo evento.