top of page

Inscrições para oficinas no Femupe podem ser feitas até 23 de outubro

Programação do festival, que acontece de 23 a 25 de outubro, conta com 17 oficinas gratuitas

Robson Muller - Ascom Sesc e Ascom Ufal

9 de outubro de 2025

Em pouco mais de duas semanas, o Festival de Música de Penedo (Femupe) vai movimentar a cidade ribeirinha com muita arte, cultura e educação. Este ano, a programação inclui concertos em igrejas, shows, atividades científicas, mostra de música autoral, além de 17oficinas gratuitas, que dão ao público a chance de aprimorar habilidades em diferentes instrumentos e ampliar conhecimentos sobre temas relacionados ao universo da música. As inscrições para as oficinas já estão disponíveis, por meio do site femupe.com, e seguem até o dia 23 de outubro, ou enquanto houver vagas.

A 16ª edição do Femupe acontece de 23 a 25 de outubro, numa correalização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Alagoas e da Prefeitura de Penedo, com uma vasta programação artística, científica, pedagógica e cultural. As atividades serão realizadas de forma simultânea, em diversos espaços da cidade, incluindo o Teatro Sete de Setembro, o Centro de Convenções, a Biblioteca Pública e o Convento.

Para o coordenador-geral do Femupe, professor Marcos Moreira, as oficinas gratuitas ofertadas para crianças, jovens e adultos são sempre o diferencial do evento. “Essas atividades acadêmicas são um grande desafio. Este ano, a Ufal conta com a parceria do Sesc-AL, correalizador do Festival. Só temos a agradecer ao Sesc por esse grande apoio, que vai garantir a continuidade do projeto”, disse.

 

No eixo pedagógico, o Festival reúne oficinas instrumentais e práticas, além de atividades teóricas e reflexivas. A programação contempla desde o ensino de instrumentos como violão, clarineta, trombone, tuba, bombardino, percussão, trompete, saxofone e violino, até temas como cenografia musical, musicoterapia, composição, arranjo e práticas musicais voltadas para pessoas surdas. Todas as atividades serão conduzidas por professores renomados do Brasil e do exterior.

Cada oficina contará com turmas de deza 25 participantes, número pensado para garantir um acompanhamento mais próximo e, consequentemente, um melhor aproveitamento por parte dos alunos, que receberão certificados após a conclusão das atividades. As pessoas interessadas em participar das oficinas instrumentais não precisam passar por seleção nem ter nível avançado; a única exigência é que tenham iniciado os estudos no instrumento de interesse. Além disso, cada pessoa poderá se inscrever em até duas atividades formativas, desde que aconteçam em turnos diferentes.

O gerente de Cultura do Sesc-AL, Luann Veiga, explica que as atividades são planejadas com base nas necessidades de cada turma. “Embora não haja seleção prévia, coletamos informações sobre a experiência musical de cada participante, no ato da inscrição. Esses dados ajudam a traçar o perfil pedagógico da turma, que é repassado ao professor para orientar um planejamento alinhado às necessidades do grupo”, contou.

Entre as informações coletadas estão o grau de escolaridade, a faixa etária e os níveis de experiência prática musical, leitura de partitura e familiaridade com teoria musical. Para Luann, o festival é mais que um encontro musical. É uma oportunidade de formação e troca entre pessoas de diferentes gerações e abordagens musicais.

“O Femupe possibilita que estudantes de diferentes níveis tenham acesso gratuito a oficinas, ensaios, palestras e masterclasses com alguns dos mais renomados professores e artistas do Brasil e do exterior. O resultado é um salto na qualificação musical e pedagógica deles. Além disso, fomenta o diálogo entre práticas tradicionais, como as filarmônicas, e abordagens mais contemporâneas, criando um ambiente de atualização e diversidade”, destacou Luann.

A programação completa do festival está disponível no site do Femupee no site do Sesc-AL.

 

Realização

 

O Femupe é uma realização da Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Para esta 16ª edição, a Universidade conta como co- realizadores do evento a Prefeitura de Penedo e o Sesc-Alagoas. E tem patrocínio da Barkley Brazil e do Sebrae Alagoas. O evento tem como apoiadores e parceiros a Sociedade Montepio dos Artistas e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

 

Fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo, acompanhando também as redes sociais @festival_musica_penedo

Serviço

O quê: Inscrições para oficinas no Femupe
Quando: até 23 de outubro
Inscrições: on-line pelo Femupe.com

MÍDIA

ANEXOS

bottom of page