top of page

Mostra de Música Autoral reúne talentos de Alagoas, Bahia e Sergipe no Femupe

A noite teve a apresentação de 16 composições e show de encerramento com o cantor Luiz de Assis

Sandra Peixoto - jornalista / Fotos Allerson Jesus e Bruno Vieira

20 de outubro de 2023

A terceira noite do Festival de Música de Penedo (Femupe) foi de revelação de novos talentos com a 2ª Mostra de Música Autoral do Velho Chico, realizada no Largo de São Gonçalo, apresentando as 16 composições selecionadas entre as mais de 170 inscritas. O encerramento contou com o show de Luiz de Assis, vocalista da banda Vibrações que vem desenvolvendo um projeto solo.

 

Um dos compositores que subiram ao palco foi Bruno Hítan, com a canção Frio Coração. Para ele, participar da mostra é um estímulo. “Só me deixa feliz e engrandecido e com mais energia de continuar produzindo ainda mais. Eu comecei essa composição na praça central da Ufal e é embasada em experiências. A arte vem para gente como uma forma de sublimar a nossa alegria, a nossa dor. Frio Coração foi uma dessas canções que surgiram realmente na fossa”, contou.

 

Com um trabalho voltado ao pop music e R&B [termo geralmente utilizado para caracterizar influências de soul, funk e hip-hop na música pop], Regina Stein subiu ao palco com a música Fortaleza. Enquanto ela se apresentava, uma fã especial cantava, filmava e trazia brilho nos olhos: sua mãe, Célia Paiva.

 

“É um evento ímpar no cenário cultural não só de Alagoas, mas do Brasil. Então é muito importante para a minha filha, Regina Stein, com uma música autoral neste Festival de Penedo; uma cidade maravilhosa que desponta no cenário não só como uma cidade histórica, mas também como uma tradição musical”, observou Célia.

 

Foi a primeira participação da cantora com uma música autoral em uma mostra. “É uma coisa que a gente luta muito para ter, por isso, a gente fica muito orgulhoso e honrado quando tem essa possibilidade. E ter a minha família presente aqui foi uma surpresa boa”, disse Regina.

 

Vários estilos musicais passaram pelo palco na voz de 14 artistas. Como dois deles tiveram, cada um, duas músicas selecionadas, a Mostra teve o total de 16 composições que reuniu talentos de Alagoas, Bahia e Sergipe. Com a música O ato político de existir, a cantora e compositora Érika Kaya acredita que fugir do convencional é necessário para criar uma identidade artística e autêntica. “Essa música fala basicamente de pessoas que se importam com a opinião alheia para viver a sua própria vida. Mas como diz a letra, em nome da minha paz eu não posso deixar que os outros influenciem a minha vida. Trazer uma música autoral é um sonho, porque eu acho que todo mundo deveria valorizar os artistas. É uma luta muito grande e participar desse evento, ser valorizada, me deixa feliz”, afirmou.

 

E não foram apenas os músicos participantes que viram o evento como um espaço de valorização artística. A penedense Lica Santos, que veio prestigiar a Mostra, também destacou esse ponto. “Eu acho muito importante a continuidade desses projetos e toda a oportunidade de os novos músicos e compositores se apresentarem. Você tem muito talento aqui, como o Gama Júnior, com a canção Tambor de Gira. Então, é muito importante ver ele subindo no palco da sua cidade também”, falou.

 

As composições apresentadas na 2ª Mostra de Música Autoral do Velho Chico são:

 

1. Sol da Manhã, de Netório Big;

2. Frio Coração, de Bruno Hítan

3. Auto Céu, de Válvula Mitral;

4. Tambor de Gira, de Gama Júnior;

5. Fortaleza, de Regina Stein;

6. Homem sem Nome, da banda Lambertos;

7. São Francisco (antes Tema 25.06.23), de Ricardo Lopez;

8. O Ato Político de Existir, Érika Kaya;

9. A Reza é Forte, de Igo Gnomo;

10. Dançou, de Jilcleison Nascimento;

11. Pisoteando Mai Eu, de Josenildo Gomes;

12. Acoria, de Allê, O Santo;

13. Ressaca, de Allê, O Santo;

14. Mar Solidão, Suzi Mariana;

15. Pagando o Preço, Suzi Mariana;

16. Porta, de Del Cavalcante.

 

O Femupe acontece até amanhã, sábado (21). Confira a programação em nosso site e acompanhe o evento em nossas redes @festival_musica_Penedo e @cemupemusicologia.

MÍDIA

ANEXOS

bottom of page