Orquestra Sinfônica de Itabaiana encerra concertos do Festival unindo o popular ao erudito
Houve também recitais com Eneida Lima e Jairo Brandão e uma apresentação do Imperial Coro de Penedo
Jamerson Soares - jornalista / Fotos Kiamylla Feitosa Ascom Prefeitura
28 de outubro de 2024
Compostapor 54 integrantes de idades entre 15 e 38 anos, a Orquestra Sinfônica de Itabaiana, da Bahia, foi um dos destaquesno concerto de encerramento da 15ª edição do Festival de Música de Penedo nosábado (26). O grupo fez bonitona igreja do Convento de Santa Maria dos Anjos, localizada no Centro Histórico da cidade, e proporcionou ao público uma viagem pelo repertório popular eerudito.
No mesmo local, também se apresentaram a cantora lírica Eneida Lima e Jairo Brandão, vindos da Bahia. O Imperial Coro de Penedo foi o segundo a marcar presença no palco da igreja, elevando em uníssono as vozes de quem tem história musical no sangue.
Para o maestro da Orquestra, Ângelo Rafael Fonseca, que atua profissionalmente há 38 anos, o público foi muito receptivo a tudo que foi colocado durante o Festival. Ele também disse que é a primeira vez que o grupo se apresenta em Penedo.
"A gente trouxe aqui um repertório que tem um pouco das tradições europeia e brasileira, passando por Bethoven, Alceu Valença, Camargo Guarnieri, Franz Schubert, entre outros. Fizemos um cross over entre a música de concerto e a música popular. E o público tem sido muito receptivo, porque já entenderam que o Festival é multicultural, com muitasvariedades musicais. Para nós foi muito importante estar aqui", afirmou o maestro.
Eneida Lima está na música desde a infância, quando começou a tocar piano. Ela descobriu o canto lírico durante a sua graduação em música, e de lá para cá soma-se um total de 17 anos na área. A cantora é soprano, solista e coralista do Madrigal, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), grupo musical fundado em 1954 que resiste até hoje.
A solista fez um recital com cinco peças tendo como base o bel canto italiano, passando por composições de grandes mestres como Rossini, Donizetti, Verdi, entre outros.
"São grandes compositores que trouxeram uma grande contribuição para este estilo na ópera italiana, que é um estilo tão lindo e marcante. Foi tudo muito lindo e estamos felizes de estar aqui mais umavez apresentando este concerto nesta linda igreja", disse Eneida Lima.