top of page

Ufal e Sociedade apresenta os preparativos para o Festival de Música

Marcos Moreira, coordenador-geral, apresenta as atividades e os músicos que estão compondo esse grandioso evento

Lenilda Luna - jornalista

20 de maio de 2023

Imagine uma cidade, às margens de um rio grandioso, que reflete a luz do sol, com ruas coloniais, onde as janelas dos casarios antigos se abrem ao som de música e as pessoas acompanham a banda passar. É o quadro musical desenhado por Chico Buarque se tornando real quando a orquestra convida e a cidade se enfeita para a celebração da arte. É assim que acontece no centro histórico de Penedo, durante o Festival de Música.

 

O coordenador-geral do evento, professor Marcos Moreira, fala ao programa Ufal e Sociedade que vai ao ar na segunda-feira (8), a partir das 11h, na Rádio Ufal, sobre os preparativos para a décima edição, que será realizada nos dias 17 a 21 de outubro. “O Festival de Música de Penedo é um projeto que acontece desde 2018, e começou com um levantamento de compositores e novas possibilidades de edição de partituras”, relata o professor.

 

Com muito entusiasmo, Marcos Moreira conta a história do Festival, a partir deste trabalho realizado pelo Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e que foi se expandindo e incluindo cada vez mais atividades que envolvem a sociedade local, num evento diverso, aberto e totalmente gratuito. ‘É uma contribuição social e cultural para Alagoas e o Nordeste, que já alcançou a marca de mais de 4500 certificados de participação e em torno de 86 mil horas de atividades pedagógicas e científicas, além de fomentar inúmeros projetos de pesquisa”, exemplifica Marcos Moreira.

 

E o Festival cresceu tanto que extrapolou nossas fronteiras, e será executado no além-mar neste mês de maio, dias 25 a 26, em Lisboa e Castro Daire, em Portugal. “Temos muitas parcerias que estão colaborando com essa realização. Agradecemos à Universidade Nova (UN) de Lisboa, à Biblioteca Nacional de Lisboa e à Câmara de Cultura de Castro Daire pelo apoio”, relaciona o professor.

 

Para saber mais, acompanhe o programa Ufal e Sociedade, na Rádio Ufal, na segunda-feira, 11h.

MÍDIA

ANEXOS

bottom of page